quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Dom da Vida: encontros com Dom Luiz Bergonzini


13
062012

Deixa saudades o querido amigo, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, falecido neste 13 de junho, às 4h05. Mas desfaçamo-nos depressa de qualquer tristeza que nos imobilize! Ao contrário, vamos ter conosco toda esperança e gratidão pelo novo intercessor pró-vida que nós ganhamos, que ganha toda a humanidade.
O falecido bispo emérito de Guarulhos, Dom Bergonzini, trouxe pela primeira vez o debate sobre valores para uma eleição presidencial, fazendo o Brasil romper um silêncio de pelo menos 40 anos, que impedia discussão profunda sobre o aborto – esse é o tempo que os países desenvolvidos já discutem a questão no meio político.
Ato pró-vida em 21 de março de 2012
“Descriminalizados”: cidadãos pró-vida, ao lado de Dom Bergonzini, seguram documentos da CNBB Sul 1 liberados por determinação do Tribunal Superior Eleitoral após inédito movimento de criminalização do movimento pró-vida, no Brasil, em 2010, por inciativa do Partido dos Trabalhadores (PT). A partir da esquerda: Renata Martins, Hermes Rodrigues Nery, Dom Luiz Bergonzini e este blogueiro
Tive a alegria de ter três encontros com o Dom da Vida! O último, e mais emocionante de todos, foi durante o Ato em Defesa da Vida, em São Paulo (SP), no maravilhoso dia 21 de março último, em frente ao Fórum João Mendes. Na oportunidade, comemoramos com Dom Bergonzini sua inocência diante das acusações de simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de que o Dom da Vida cometia crime eleitoral ao divulgar um documento da CNBB Sul 1 no qual se denunciava a proposta pró-aborto com a qual o PT sempre esteve comprometido.
Dom Bergonzini foi ridicularizado por conta dos documentos que alguns disseram, pejorativamente, “panfletos”. Em meio à campanha de difamação e ameaças de morte ele teve que se esconder no Paraná, na época das eleições. Mas, ao fim, venceu! Era vencedor desde o começo. A Justiça lhe deu razão, e viu que sobre ele havia nenhuma culpa, como era óbvio.
Foi um encontro inesquecível.

Jorge Ferraz, Pe. Mateus Maria, Alexandre, Ernesto Mendonça e Wagner Moura: blogueiros pró-vida com o premiado Dom Bergonzini
Em outro momento festivo eu já havia encontrado o Dom da Vida ao lado de grandes amigos pró-vida, durante o II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida, nos dias 5 e 6 de novembro, no ano passado. Durante todo o evento participaram mais de 500 formadores de opinião dentre religiosos, leigos e não-católicos! Foi o maior evento pró-vida de formação que o Brasil já teve nos anos recentes e, na ocasião, Dom Bergonzini foi homenageado pela Human Life International.
Mas houve o primeiro dia, o encontro onde o “verbo se fez carne”. Foi incrível estar com quem tanto “ouvia dizer sobre” e “lia sobre”… Estar, enfim, com ele, como por um presente de Deus. E estive com o Dom da Vida, na casa dele, em Guarulhos (SP), no fim de tarde do dia 17 de maio, uma terça-feira de 2011. Um homem simples, bom de conversa e dono de uma fera, um cachorro enorme chamado Nero – que repousava sob os pés de Dom Bergonzini.
Fui com meu gravador a seu encontro naquela tarde. O Dom da Vida estava prestes a completar 75 anos, seu aniversário era naquela mesma semana, no dia 20. Conversamos sobre fé, defesa da vida, política e novas tecnologias de comunicação,pois como sabemos ele era blogueiro. Ao final da visita ele concedeu uma bênção a todos os blogueiros. Era um homem que vivia em paz e não cansava de fazer guerra, uma guerra justa, o bom combate.
O registro desse encontro primeiro está aí em cima. Que este santo bispo possa, do céu, onde certamente está, rogar por todos nós e, de modo especial, pelo Brasil que ele tanto amou.
Muito obrigado, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, o Dom da Vida.
Autor: Wagner Moura - O Possível e o Extraordinário
Por Assess.Dom Luiz Bergonzini

Nenhum comentário: