sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jovens de Papua Nova Guiné prontos para a JMJ no Rio



Port Moresby (RV) – Os jovens da Papua Nova Guiné estão entusiasmados e prontos para participar da Jornada Mundial da Juventude que se realizará no Rio de Janeiro em 2013.

"Muito dependerá deles, de como cuidarão de sua formação e o tempo de preparação", declarou à Agência Fides Pe. Shanthi Puthussery, coordenador nacional da Pastoral juvenil. Ele recorda que a participação dos jovens na JMJ teve início com a edição de Sidney em 2008. Depois, alguns foram também a Madri, na Espanha, em 2011. Para muitos dos participantes, foi realmente uma experiência significativa, sobretudo para sua vida espiritual no caminho de fé. Mas, afirma o sacerdote, "havia alguns pontos fracos: algumas dioceses na realidade não tinham selecionado e preparado bem os jovens".

Por isso, hoje é importante "cuidar da formação, da preparação e da seleção de jovens engajados e motivados. A JMJ é uma peregrinação de fé para aqueles que já estão envolvidos na vida da Igreja local e em caminho espiritual pessoal".

A Pastoral juvenil difundiu nas dioceses e centros juvenis católicos de Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão um livreto que "permitirá aos jovens iniciar a ler a Escritura, em especial o Evangelho de Mateus, com uma introdução sobre a Eucaristia, e a história da Igreja local desde o período em que foi instituída pelos missionários".

Outro livreto é intitulado "A transmissão da Fé", sobre os atuais obstáculos em transmitir a fé cristã de uma geração a outra. "Um texto pensado para o apostolado dos leigos, mas que se aplica perfeitamente aos jovens", declarou Pe. Puthussery. (BF)

Radio Vaticana - Home > Igreja > 30/04/2012 14.36.20 

Nenhum comentário: