quinta-feira, 5 de abril de 2012

JMJ 2013 do Rio de Janeiro "tem como objetivo o crescimento da fé dos jovens do mundo pela missão"

 "Esta Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio 2013 si situa no contexto da Missão Continental tão querida pelos Bispos do CELAM em Aparecida em 2007. Em nível de Igreja universal, a JMJ está também ligada ao Sínodo dos Bispos, em outubro de 2012, sobre a Nova Evangelização: "Ide e fazei discípulos todos as nações" (cf. Mt 28,19) é o tema para Rio 2013. Além disso, a JMJ se realizará no Ano da fé. O Beato João Paulo II dizia que "a fé se fortalece doando-a!" (Redemptoris missio, 2). Assim, a JMJ tem como objetivo o crescimento da fé dos jovens do mundo para a missão". São as palavras proferidas pelo Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, durante a coletiva de imprensa esta manhã sobre a preparação do XXVIII Jornada Mundial da Juventude que se realizará no Rio de Janeiro, Brasil, de 23 a 28 de julho 2013.

"Sabemos que depois de 25 anos da JMJ em Buenos Aires, a América Latina terá a oportunidade de revitalizar o entusiasmo missionário entre os jovens e reforçar a opção preferencial pelos jovens de nosso continente a partir da célebre Conferência de Puebla" - disse na coletiva de imprensa Dom Orani João Tempesta, O. Cist, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. 


Nos últimos anos percebemos, no Brasil, o crescimento da economia e uma conseqüente diminuição das diferenças sociais. A JMJ será uma oportunidade para oferecer um crescimento em relação aos valores cristãos, de solidariedade, justiça, esperança e coragem para as próximas gerações".

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, S.D.B, Bispo Auxiliar de Campo Grande, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sublinhou a "longa e rica experiência de trabalhar junto com os jovens", especialmente a partir dos anos 50 e 60, e o grande compromisso da Igreja brasileira pela pastoral juvenil. 

"A Conferência Nacional dos Bispos criou no ano passado, uma comissão especial para a Jornada Mundial da Juventude, com o objetivo de organizar a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora do país e preparar a Semana Missionária que se realizará nos dias antes da JMJ, em todas as dioceses", sublinhou o Bispo, lembrando que a JMJ 2013 no Rio" é o maior evento juvenil da Igreja Católica". (SL) (Agência Fides 02/04/2012) - Cidade do Vaticano 

Nenhum comentário: