sábado, 21 de abril de 2012

Aparecida: bispos enviam mensagem ao Papa




Aparecida (RV) – O primeiro documento aprovado pela Assembleia Geral da CNBB foi divulgado nesta sexta-feira: é uma mensagem ao Papa Bento XVI.

O texto começa informando o Santo Padre sobre o encontro: “Nós, Bispos do Brasil, estamos reunidos para a Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, junto do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Somos quase 300 bispos, reunidos para rezar, refletir e tomar decisões para o bom exercício da nossa missão episcopal e para o bem das nossas Comunidades Eclesiais".

A mensagem destaca também datas importantes que fazem parte dos debates. "Esta é a 50ª Assembleia Geral de nossa Conferência que, neste ano, comemora também o 60º aniversário de sua criação. Nesta reunião jubilar iniciamos as comemorações do 50º aniversário do Concílio Vaticano II, que se estenderão por quatro anos no Brasil; durante esse período, procuraremos ouvir de novo a voz do Espírito, que falou no Concílio Vaticano II, dando especial destaque ao Ano da Fé e ao precioso dom do Catecismo da Igreja Católica.

A seguir, os bispos informam Bento XVI sobre os objetivos da Assembleia. "No tema principal de nossa Assembleia Geral – ‘A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja’ – queremos acolher melhor em nossas Dioceses a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, de Vossa Santidade. Somos ministros e servidores da Palavra de Deus para nossos irmãos e para o mundo".

O início do oitavo ano de Pontificado do Papa, comemorado nesta quinta-feira, também foi lembrado pelos bispos. "Santo Padre, ao recordamos o 7º aniversário de sua eleição, como Sucessor de Pedro, queremos expressar nossas especiais congratulações a Vossa Santidade. Nesta manhã, já oferecemos a Santa Missa em sua intenção, pedindo que o Senhor Ressuscitado o fortaleça e o conserve com saúde, para confirmar os irmãos na fé. Que o Espírito Santo o assista sempre no exercício do Ministério Petrino. Elevamos nossa ação de graças pelo dom que Deus fez à Igreja, ao chamar Vossa Santidade ao Pontificado neste momento particularmente exigente da vida da Igreja, no início do século XXI. A profundidade dos documentos que Vossa Santidade tem dado à Igreja, a clareza de seus pronunciamentos, a busca da comunhão que transparece em suas decisões, são inspiradoras para o exercício do nosso ministério pastoral e nos encorajam a continuarmos a ser sempre fiéis a Nosso Senhor e ao Evangelho, mesmo em meio a dificuldades, incompreensões e sofrimentos. Pedimos que o Espírito de Deus fortaleça e conforte o coração de Vossa Santidade e o recompense pelo valioso serviço prestado a toda a Igreja e à humanidade".

Por fim, a mensagem fala sobre a preparação para JMJ Rio 2013. "Temos a certeza de que esse novo encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro trará muitos frutos para a nova evangelização e a transmissão da fé cristã. Ao manifestarmos nossa adesão e fidelidade ao Magistério do Sucessor de Pedro, invocamos para nós, para nossos fiéis e todo o povo brasileiro sua paterna Bênção Apostólica”.

Bispos eméritos 

A celebração dedicada aos bispos eméritos também marcou o terceiro dia da 50ª Assembleia Geral da CNBB. Presidida pelo Arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Claudio Hummes, em sua homilia salientou a presença de mais de 180 bispos eméritos brasileiros e a possibilidade de ajuda que esse grupo pode dar aos bispos na ativa. Recordou ainda que eles são fortes de experiência e vontade de ajudar a Igreja no Brasil.

Tema central dos trabalhos

O tema central dos trabalhos “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”, centralizou as atividades desta manhã com a apresentação do tema e dos trabalhos em grupo para a apresentação de emendas ao texto final do documento. Na parte da manhã foram apresentados informativos econômicos e também o tema da Doutrina da Fé no âmbito dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.

Prêmio de Comunicação CNBB

A sexta-feira termina com uma celebração ecumênica. Às 20h30, no auditório da TV Aparecida, serão entregues os prêmios de comunicação da CNBB: “Margarida de Prata”(cinema), “Clara de Assis” (TV); “Microfone de Prata” (Rádio) e “Dom Helder Câmara” (Imprensa).

Do Santuário Nacional de Aparecida para a Rádio Vaticano, Silvonei José



Radio Vaticana

Nenhum comentário: