quinta-feira, 22 de março de 2012

UNIÃO DOS JURISTAS CATÓLICOS DE SÃO PAULO - UJUCASP

No dia 20.03, foi criada em São Paulo a União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP), constituída por professores, magistrados, advogados e integrantes do Ministério Público de São Paulo.

A cerimonia de apresentação do estatuto da entidade, de nomeação e de posse da diretoria, ocorreu na Paróquia de Nossa Senhora do Brasil, localizada no Jardim Paulista, 

Zona Oeste da capital paulista.

A UJUCASP será sediada na Rua João Ramalho, n. 182, São Paulo.

O objetivo da UJUCASP é contribuir na atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se de questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica. Os objetivos da entidade estão no artigo 4o.: 

Art. 4o. A UJUCASP tem por escopo contribuir com a atuação dos princípios da ética católica na ciência jurídica, na atividade judiciária, na legislativa e na administrativa, bem como em toda a vida pública e profissional, particularmente:I. ocupando-se com os problemas do mundo contemporâneo e com as soluções propostas que devem pautar-se de acordo com a fidelidade ao Evangelho e à Tradição da Igreja, à luz do ensinamento do seu Magistério Supremo; II. propugnando pelo reconhecimento e pelo respeito ao Direito natural e cristão na Justiça e na Caridade;III. afirmando a dignidade humana e o apelo constante a seus deveres fundamentais e aos direitos decorrentes;IV.defendendo e protegendo a vida humana desde a concepção até a morte natural;V. defendendo e promovendo a concepção natural e cristã da família;VI. difundindo a doutrina e o ensinamento social da Igreja, principalmente, no domínio jurídico, promovendo sua aplicação para a justiça social;VII. contribuindo para a afirmação dos princípios cristãos na Filosofia, na Ciência do Direito, na atividade legislativa, na judiciária, na administrativa, no ensino e na pesquisa, assim como na vida pública e profissional.
O cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, vinha há tempos se empenhando na criação da união dos juristas, conforme ele mesmo comentou: “Havia, faz tempo, o desejo de se criar essa união e o convite foi feito a diversas pessoas. Finalmente, aconteceu. E o grupo se reuniu para fazer o esboço daquilo que seria o estatuto. Foi feito também o convite a um grupo de juristas e militantes do direito para participarem da assembleia de fundação, para que tivéssemos aqui em São Paulo uma União dos Juristas Católicos, como já existe em vários outros lugares”

Formam a diretoria da recém fundada UJUCASP os seguintes juristas: Ives Gandra da Silva Martins, diretor-presidente; Paulo de Barros Carvalho, diretor-vice-presidente; Ana Paula de Albuquerque Grillo, diretora-secretária; Nelson Nery Junior, diretor-tesoureiro.

O Conselho Consultivo da UJUCASP é constituído por: Antônio Carlos Malheiros, Fátima Fernandes Rodrigues, Dirceu de Mello, Luiz Gonzaga Bertelli, Milton Paulo de Carvalho, Ricardo Mariz de Oliveira, e o sacerdote José Rodolpho Perazzolo, como assistente eclesiástico.

Os sócios fundadores são aqueles que foram inicialmente convidados por Dom Odilo e os presentes na assembleia de criação da UJUCASP e que assinaram a ata de presença.

Segundo o padre Rodolpho, a UJUCASP tem sua coluna dorsal na União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro e será afiliada à “Union Internacionale de Juristes Catholiques”, sediada em Roma, Itália. (EPC)

Com informações da Arquidiocese de São Paulo.

Fonte: Paróquia N. S. do Brasil

Nenhum comentário: