quarta-feira, 28 de março de 2012

EQUÍVOCO: IDADE MÉDIA = IDADE DAS TREVAS?


Shvoong Home>Artes & Humanidades>Resumo de IDADE MÉDIA: IDADE DAS TREVAS?

IDADE MÉDIA: IDADE DAS TREVAS?

Resumo do Artigo   por:lionessantos     Autor : filosofolionessantos 
Mais Sobre : idade das trevas
IDADE MÉDIA: IDADE DAS TREVAS? 
O conceito de Idade Média foi "cunhado" por ocasião do período compreendido como Renascimento. A razão desse conceito se dá pelo fato de que muitos historiadores fizeram um certo juízo de valor dessa época como tendo sido um período "negro" da história da humanidade. Assim, chegaram a conclusão de que o mundo foi marcado por três grandes épocas, das quais, apenas duas épocas presenciou-se acontecimentos de progresso e evolução da raça humana no plano intelectual e cultural: a época dos gregos e a das invenções modernas. Dessa forma, a Idade Média foi compreendida como uma época de retrocesso do pensamento, de atraso intelectual, científico e cultural. Uma época em que o domínio da fé obscureceu as "luzes" da razão e emperrou o progresso. Ao longo de vários séculos após o término da Idade Média, o termo foi cada vez mais visto de forma "pejorativo", chegando a ser fortalecido ainda mais por um outro conceito mais forte de: "Idade das Trevas". A idéia de obscurantismo encheu páginas de livros didáticos e até mesmo obras historiográficas de renomados estudiosos. Somente a partir do século XX, vários estudiosos ao se debruçarem sobre o pensamento e as produções daquela época compreenderam que foi um pensamento equivocado a idéia de que a Idade Média não tinha produzido algo de relevante.

Pois, muitas das invenções e descobertas da época Moderna estavam "incubadas" na Idade Média. 
É claro que no período denominado Idade Média, tinha-se a razão a serviço da fé. Mas, os pensadores dessa época, de forma alguma tinham somente a fé como base principal de suas ações. 

Eles pensaram e procuraram dar respostas para todas as grandes questões que atormentavam o espírito humano, seja no plano filosófico, social, político e econômico. Grandes pensadores como Tomas Aquino, Santo Agostinho, Pedro Abelardo desenvolveram sistemas de pensamento sobre política, justiça, lógica e várias outras áreas do conhecimento humano. 

Portanto, é errônea a idéia de conceituar-se a Idade Média como a Idade das Trevas, fato este já reconhecido por vários estudiosos contemporâneos sobre o assunto.
Publicado em: 29 agosto, 2007

Por favor, avalie : 1 2 3 4 5

Escreva seu próprio Comentário
Mais Sobre : idade das trevas


Ads by Google

Fonte:http://pt.shvoong.com/humanities/1659593-idade-m%C3%A9dia-idade-das-trevas/#ixzz1qRTm7zUe

Nenhum comentário: