terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nossa Senhora da Amazônia - Brasil

Nossa Senhora da Amazônia
Liturgia: 





Amazônia: hectares de distâncias, desafios sem confim. Terra de povos originários, de religiosidade popular, de interesses de bons e maus. Em meio a tantos problemas, a Igreja quer reforçar sua presença, levando esperança e alento a seus habitantes. A região vai ganhar um Santuário em frente ao Rio Negro: o Santuário de Nossa Senhora da Amazônia, zona oeste de Manaus, terá forma de canoa, principal meio de transporte dos povos amazônidas. 

Nossa Senhora da Amazônia tem agora uma imagem, apresentada aos mais de 2 mil fiéis que participaram da celebração da Santa Missa na noite da última segunda-feira, no Largo de São Sebastião.

A representação da Virgem foi feita por uma artista local e escolhida através de um concurso nacional, realizado pela Arquidiocese de Manaus, no primeiro semestre deste ano. Na imagem, Nossa Senhora possui traços indígenas e pele escura, carregando o menino Jesus com as mesmas características, em cima de uma Vitória Régia, planta típica da região amazônica.
Entrevistado pela RV, o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, ressalta a importância da representação local de Nossa Senhora.

Nós pensamos em construir um Santuário mariano aqui na cidade de Manaus, numa região que terá como fundo uma reserva ecológica, uma reserva florestal, um lugar muito bonito, que diz muito respeito à nossa região amazônica. Então se perguntou ao povo que título daríamos a Nossa Senhora. Temos Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora da Conceição, que são muito populares entre nós. A resposta foi que seria interessante e muito bonito,além de um gesto de carinho de nossa população, olhar para Maria, Mãe de Jesus, nossa querida mãezinha, e dizer a ela que ela é Nossa Senhora da Amazônia. É um gesto de carinho, naturalmente, mas que diz muito, porque estamos numa região que é importante para o Brasil e para o mundo, mas sobretudo para nós que moramos nesta região. É uma região que está em discussão no mundo inteiro, por causa das mudanças climáticas. É um titulo que diz bastante: Maria, Mãe de Jesus, nossa mãezinha querida, que nos acompanha nesta região, a nós que moramos aqui, nossas florestas, nossas águas, nossos rio, nossos animais, enfim, tudo. É uma proximidade grande trazer Maria entre nós, torná-la ainda mais próxima, fazê-la lembrada por nossa gente”.

Foi então lançado um concurso para termos uma imagem que a representasse Nossa Senhora da Amazônia. O concurso foi bem atendido pelos artistas e venceu um quadro que é muito bonito: os traços de Nossa Senhora são traços do nosso povo, de nossa região; traços marcantes, indígenas. O menino Jesus também, e Nossa Senhora apoiada na vitória-régia, que é uma das plantas mais bonitas e características que temos em nossa região. É um quadro muito significativo. No dia 26, presidi a missa em uma praça pública em frente ao Teatro de Manaus, e durante essa missa, a artista expôs o que queria dizer com o quadro e eu o apresentei. Fizemos uma oração, e há também uma música de autoria de um compositor daqui de nossa terra; é uma invocação que diz muito respeito a nós e é também muito atual. Quando falamos tanto em mudanças climáticas, temos Nossa Senhora que intercede muito por nós, nesta região marcada pela presença forte da natureza e do povo que esta aqui há séculos. Foi um momento de alegria e acredito que com a construção do Santuário, teremos realmente um lugar de muita devoção mariana, mas ao mesmo tempo voltada para nossa região". (CM)



Fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário: