domingo, 22 de janeiro de 2012

Festa Católica: a Igreja cresceu em Guarulhos

Estou feliz porque o Povo Católico de Guarulhos e o Clero me apoiou em todas as dificuldade e realizações, durante os 20 anos que administramos a Diocese. Estou feliz também porque entendo que minha missão administrativa foi bem sucedida. A Igreja Católica cresceu muito em Guarulhos. 


Estou muito feliz com a nomeação de Dom Joaquim Justino Carreira  pelo Papa Bento VI, porque é um homem igual a nós, com os mesmos ideais.  É defensor da vida e da família. Deus abençoe Dom Joaquim Justino Carreira nessa nova etapa de sua vida. Auxiliarei Dom Joaquim Justino Carreira, em tudo o que ele me pedir e eu tiver condições de realizar.Todos nós precisamos dar todo o apoio a Dom Joaquim.


Dom Joaquim
Minha missão administrativa  começou e terminou  abençoada por Deus e por N.S. da Conceição, com bastante sucesso.


Quando aqui cheguei, em 1992, a Diocese tinha 25 paróquias.  Hoje, tem 35 paróquias.


A Diocese não tinha nenhum santuário.  Hoje, tem três santuários: o de São Judas, no Picanço e o de Bom Jesus da Cabeça, no Cabuçu e o de Nossa Senhora de Bonsucesso.   

A Diocese não tinha nenhuma Igreja Católica do rito Maronita. Hoje, temos a Paróquia de São Charbel, atrás do Hospital Padre Bento.


Em 1992, a Diocese tinha 31 Capelas.  Hoje, tem 128 capelas. Em 1992, havia somente  02 seminaristas. Hoje, temos 32 seminaristas.


O seminário antigo tinha acomodações precárias para 02 seminaristas. O Seminário Imaculada Conceição tem 38 vagas confortáveis, equipado de cozinha, biblioteca e uma grande Capela externa, que também atende os fieis da região das Lavras.


Quando aqui chegamos, havia 40 padres estrangeiros. Hoje, temos 48 padres formados em nosso seminário. 


Construímos o Seminário, no bairro das Lavras. Construímos a Sede Episcopal, no bairro de Gopoúva, ao lado da Igreja de São Francisco. 


Criamos a Escola de Ministérios, com capacidade de 200 alunos por ano, no bairro de Itapegica, ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.


Criamos o Seminário Propedêutico,  onde os postulantes ao sacerdócio passam por um curso e uma avaliação de um ano, para depois serem admitidos no Seminário Imaculada Conceição. O Propedêutico tem capacidade para 10 alunos por ano.


A Diocese e as paróquias estão totalmente informatizadas, na parte administrativa.  A maioria das paróquias já está com seus sites prontos, na Internet. As pastorais e muitos fieis estão abrindo blogs. A Igreja Católica de Guarulhos está preparada para uma evangelização virtual, mais rápida e eficaz, a partir de agora.


Temos a certeza absoluta que Dom Joaquim Justino acelerará a evangelização e as pastorais terão muito trabalho.


Algumas notícias da imprensa informam que a Igreja Católica está regredindo, em número de fieis.  Não é o nosso caso. Em Guarulhos nós só crescemos.  E continuaremos crescendo, sem nenhuma dúvida.


Agradeço a todos os amigos, todos os católicos diocesanos e de outras dioceses, especialmente ao Clero, a toda a imprensa brasileira, e a todas as pessoas que nos auxiliaram e nos apoiaram nessa missão evangelizadora.


Agradeço ao Papa Bento XVI, por sua manifestação em nosso favor na época das eleições de 2010.


Agradeço a Deus Pai, a Deus Filho e ao Espírito Santo, que sempre estiveram comigo, guiando minhas decisões.


Agradeço à Nossa Senhora Imaculada Conceição, Padroeira de Guarulhos, que me acompanhou desde quando entrei no seminário, aos 10,5 anos de idade.


Agradeço ao povo de Guarulhos, por ter me concedido o título de "Cidadão Guarulhense".  Sou Guarulhense de coração e, ao final de minha vida, meu corpo aqui permanecerá, na cripta já construída na Catedral Nossa Senhora da Conceição, no centro de Guarulhos.


Agradeço à Human Life International que me concedeu o Prêmio "Von Gallen" pelo trabalho que faço em defesa da vida, em defesa da criança que vai nascer. O Cardeal August Clemens Von Galen combateu o nazismo de Hitler, que assassinou milhões de pessoas.


Dom Luiz com o prêmio ladeado por blogueiros
Eu estou lutando para que milhões de pessoas que são geradas nos úteros de suas mães tenham o direito de nascer e de ter uma vida digna, até a morte na velhice.


Dom Luiz com Mariana, em Londrina
A vida é uma dádiva de Deus.  Ele nos dá a vida e só ele pode nos tirar. Disse Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância." (Jo 10,10)

Continuaremos juntos, pois continuarei minhas missões sacerdotal e pastoral. 

Continuaremos juntos, contra o aborto, contra a ideologia homossexual, contra a pornografia, contra a pedofilia, contra as drogas, e contra todas as iniquidades,  em nosso blog,  nas missas, na imprensa, nas palestras, e onde for necessário para levar o Evangelho e a verdade de Jesus Cristo seja propagada.


"Oportet Illum Crescere" 
(É necessário que Ele - Jesus - Cresça)

Deus abençoe a todos. 

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
Bispo Emérito de Guarulhos 

Nenhum comentário: