quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cultura da vida e da família - Canadá

Iniciativa dos bispos do Canadá dedicada à vida e à família


Ottawa (RV) – Em preparação do próximo Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e o Ano da Fé 2012-2013, proclamado por Bento XVI, os Bispos do Canadá lançarão em 2012 um especial programa pastoral dedicado à vida e à família.


Com título “Construir uma cultura da vida e da família no Canadá”, o programa prevê em 2012 um ano de preparação em que serão distribuídos material subsídios.

A decisão é fruto de uma longa reflexão realizada nestes dois anos pelo Episcopado canadense com a contribuição do Organismo católico pela Vida e a Família (OCVF) e cujas conclusões foram amplamente discutidas na última assembléia plenária anual da Conferência episcopal (Cecc/Cccb) em Cornwall. Da reflexão foi amadurecendo a convicção - destaca o último presidente da Cecc/Cccb -, Dom Pierre Morisette, que a família e a Nova Evangelização são desafios unidos entre si.

No dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada, o novo presidente do Episcopado, Dom Richard Smith, escreveu uma carta a todos os Bispos do País, convidando-os a preparar também com a ajuda do Organismo católico pela Vida e a Família, um programa pastoral pela Vida e a Família em suas Dioceses, adaptando-o às específicas exigências de cada uma.

Na carta, Dom Smith lembra, entre outras coisas, que a estreita relação entre Família e Nova Evangelização, foi novamente lembrado no dia 1º de dezembro pelo Santo Padre no discurso à Assembleia plenária do Pontifício Conselho para a Família. Naquela ocasião, o Papa afirmou em particular que “a nova evangelização é inseparável da família cristã. Ela, de fato, é o itinerário da Igreja porque é ‘espaço humano’ do encontro com Cristo. A família alicerçada sobre o sacramento do Matrimônio – acrescentara o Papa – é atuação particular da Igreja, comunidade salva e salvadora, evangelizada e evangelizadora. Como a Igreja, a família é chamada a acolher, irradiar e manifestar no mundo o amor e a presença de Cristo”. (SP)

Nenhum comentário: