segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dom Luiz deixa importantes marcas


Redação Guarulhosweb    24/11/2011 09:59

Com o anúncio oficial, ontem, pelo papa Bento 16, da renúncia ao governo pastoral da Diocese de Guarulhos, apresentada pelo bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini, encerra-se um ciclo bastante controverso na diocese local. Ele deixou o posto porque, conforme determina o Código de Direito Canônico, alcançou o limite máximo de idade. Como novo bispo, o papa nomeou dom Joaquim Justino Carreira, que era bispo auxiliar de São Paulo.

Dom Luiz deixa marcas ao longo de sua passagem por Guarulhos, sempre se posicionando em importantes momentos. Como se espera de um agente social, nunca se esquivou de marcar posições. Na verdade, entendendo sua condição de líder, não se limitou a uma atuação interna, impedindo que a igreja católica se isolasse da realidade vivida pela cidade e pelo país. Até por isso, não foram poucas as vezes em que se envolveu em polêmicas, a última inclusive, em nível nacional, quando assumiu uma posição crítica em relação à candidatura de Dilma Roussef (PT) à Presidência. Independente de se concordar ou não com a posição dele, é de se elogiar o fato de um grande líder manifestar-se publicamente em relação a algo tão importante, coisa incomum na atualidade.

Aliás, na política local, dom Luiz, ainda nos anos 90, foi um dos signatários de um compromisso público assinado pelo então candidato a prefeito Néfi Tales, quando diversas lideranças locais se posicionaram contra o ex-deputado e ex-prefeito Paschoal Thomeu. Diferente de alguns companheiros daquela jornada, dom Luiz teve a ombridade de reconhecer alguns erros de percurso, revendo diversas posições.

Neste sentido, desde que se posicionou publicamente contra o PT, o bispo guarulhense  sofreu um processo de linchamento público, tendo contra si pessoas que sempre lhe prestigiaram mas que, diante do poder, mudaram radicalmente de posição.

Não é possível ainda fazer qualquer avaliação das posturas políticas do novo bispo, dom Joaquim. Entretanto, espera-se que - assim como dom Luiz -  tenha o discernimento necessário para um líder religioso na condução de um grande rebanho, no sentido de não se omitir em importantes questões para a sociedade. 

Neste sentido, é possível dizer que os motivos que levaram dom Luiz a receber as maiores críticas sejam, inclusive, suas maiores virtudes.

Nenhum comentário: