terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bento XVI: sociedade está contaminada por mentalidade que não é cristã



SERRA SAN BRUNO , Itália — O papa Bento XVI disse neste domingo na mosteiro de Serra San Bruno (Calábria, sul) que a sociedade atual está contaminada por uma "mentalidade que não é cristã" "nem humana" por ser "dominada por interesses econômicos".
Depois de celebrar uma missa em Lamezia Terme, o sumo pontífice foi de helicóptero para o mosteiro, onde saudou a vida monástica de seus moradores, de quem o Papa disse admirar o voto de silêncio, porque, segundo ele, ajuda a se aproximar de Deus.
Bento XVI foi aclamado a bordo do papamóvel por milhares de pessoas e homenageou São Bruno (1030-1101), fundador da Ordem dos Cartuxos, que faleceu no local.
Dirigindo-se à multidão antes de entrar no mosteiro, o Papa destacou o papel dos monastérios na vida contemporânea.
"Às vezes --disse-- o ar que respiramos em nossas sociedades não é saudável, está contaminado por uma mentalidade que não é cristã, e que também não é humana, porque está dominada por interesses econômicos, preocupada apenas com as coisas terrenas e privada de uma dimensão espiritual".
Segundo o santo padre "nesse clima, não só Deus é marginalizado, como também o próximo, e não há um compromisso pelo bem comum".
"O mosteiro é, pelo contrário, o modelo de uma sociedade que coloca Deus e a relação fraterna no centro", considerou o Papa.

Nenhum comentário: