sábado, 20 de agosto de 2011

Governo confirma Jornada Mundial da Juventude com o Papa no Rio em 2013

Sérgio Cabral desembarcou em Madri para oficializar a vinda do pontífice com o Vaticano


O governo estadual do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (19) que a capital fluminense vai sediar a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com o papa Bento 16 em 2013. Em nota divulgada à imprensa, o Estado informou que o governador Sérgio Cabral desembarcou hoje em Madri, na Espanha, para oficializar a realização do evento no Rio com o Vaticano.
vinda do papa Bento 16 em 2013 será a segunda visita do pontífice ao Brasil e a primeira ao Rio. Ele esteve no País em maio de 2007, mas visitou apenas São Paulo e o santuário de Aparecida do Norte (SP). Antes de se tornar papa, Joseph Ratzinger esteve no país duas vezes. A primeira delas em 1985 e a segunda em 1990.

Foto: APAmpliar
Jovem freira beija a mão do papa durante visita a monastério na Espanha
“A jornada católica, além de agregar os valores que os demais eventos atraem, isto é, hotéis e restaurantes cheios, linhas aéreas e rodoviárias cheias, apresenta o lado espiritual”, disse Cabral. “A esperança do mundo são os jovens, e, no Rio, eles poderão se encontrar para discutir valores importantes do planeta, da existência humana e sobre o que transcende à existência”, completou.
Anúncio oficial
Madri está sediando a Jornada Mundial da Juventude deste ano. O evento teve início na última terça-feira (16) e vai terminar no domingo (21). No encerramento, o papa Bento 16 anunciará oficialmente a próxima sede do encontro. Jovens do País escolhido vão receber das mãos do pontífice a Cruz Peregrina, símbolo do evento católico.
A jornada de Madri conta com a participação de mais de 1,5 milhão de jovens de 182 países. O Brasil é o sexto em número de peregrinos, com pelo menos 16 mil participantes. Quase metade deles - 7,5 mil - é do Estado do Rio, segundo o governo estadual.
Histórico
Criada em 1986 por João Paulo II, a JMJ já reuniu, segundo estimativas do Vaticano, aproximadamente 13 milhões de jovens católicos, e não católicos também, ao longo desses 25 anos. Na programação há missas, momentos de oração, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma vigília.
Até hoje, nove cidades também já receberam a jornada: Buenos Aires, na Argentina (1987); Santiago de Compostela, na Espanha (1989); Czestochowa, na Polônia (1991); Denver, nos Estados Unidos (1993); Manila, nas Filipinas (1995); Paris, na França (1997); Toronto, no Canadá (2002); Colônia, na Alemanha (2005); e Sidney, na Austrália (2008).

Fonte: Ultimosegundo.IG

Nenhum comentário: