O presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, acompanhado de vários técnicos, se reuniu conosco, com os padres das regiões que poderão ser afetadas e com o jurídico da Mitra, para explicar a forma de execução do projeto do Rodoanel Norte, que atravessará Guarulhos.
Visitas de agentes. O presidente da Dersa informou que, depois de definido o traçado da estrada, os agentes da Dersa visitarão todos os moradores dos imóveis que forem atingidos, para tomar conhecimento da situação de cada um.
· imóvel quase regularizado: se o imóvel estiver quase regular, dependendo de alguma documentação, a Dersa tentará ajudar o proprietário a regularizar o seu imóvel para receberem a indenização de acordo com o valor de mercado;
· ocupação irregular: se o imóvel ocupar área de preservação permanente ou área que não poderia ter sido ocupada, a Dersa oferecerá para a família a sua transferência para uma casa ou apartamento, a ser construído pela CDHU em local mais próximo possível do endereço atual.
Escolas. O presidente disse que as escolas serão realocadas para prédios novos e modernos, a serem construídos pela Dersa, sem nenhum prejuízo para os alunos e professores.
Preservação ambiental O presidente esclareceu que a preocupação ambiental é criteriosa e especializada, para preservar a fauna, a flora e os mananciais da região.Conclusão da obra. O presidente prevê que até 2014 a estrada será entregue e todas as famílias estarão alojadas em suas novas casas ou terão recebido as indenizações fixadas pelo valor de mercado.
Bispo de Guarulhos
Igreja Católica e famílias. A maior preocupação da Igreja Católica diz respeito à situação em que ficarão as famílias e demais moradores das áreas que serão atingidas.
Traçado da estrada. O traçado da estrada ainda não foi definido, pois depende de análises do Conselho Estadual de Meio Ambiente e outros órgãos. Visitas de agentes. O presidente da Dersa informou que, depois de definido o traçado da estrada, os agentes da Dersa visitarão todos os moradores dos imóveis que forem atingidos, para tomar conhecimento da situação de cada um.
Desapropriações. O presidente da Dersa explicou que os proprietários ou posseiros terão opções de acordo com a situação do imóvel que ocupam, a saber:
· imóvel regularizado: se o imóvel estiver regularizado, com escritura registrada no Registro de Imóveis, os proprietários poderão receber uma indenização de acordo com o valor de mercado; · imóvel quase regularizado: se o imóvel estiver quase regular, dependendo de alguma documentação, a Dersa tentará ajudar o proprietário a regularizar o seu imóvel para receberem a indenização de acordo com o valor de mercado;
· ocupação irregular: se o imóvel ocupar área de preservação permanente ou área que não poderia ter sido ocupada, a Dersa oferecerá para a família a sua transferência para uma casa ou apartamento, a ser construído pela CDHU em local mais próximo possível do endereço atual.
Auxílio aluguel. O presidente informou que a Dersa tem o programa de auxílio aluguel, para a família residir em outro imóvel até que a casa ou o apartamento de seu destino esteja construído.
Isolamento de bairros. O presidente da Dersa esclareceu que não haverá isolamento de bairros. Enfatizou que, se a estrada cortar algum bairro dividindo-o em dois, será mantida a rua ou avenida existente que ligará as duas partes, através da construção de uma passagem de nível ou viaduto. Escolas. O presidente disse que as escolas serão realocadas para prédios novos e modernos, a serem construídos pela Dersa, sem nenhum prejuízo para os alunos e professores.
![]() |
Fonte: Dersa |
Escritório em Guarulhos. A Dersa manterá um escritório em Guarulhos, para atender todos os moradores e proprietários que tiverem seus imóveis atingidos pela obra do Rodoanel.
Dom Luiz BergonziniBispo de Guarulhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário