domingo, 24 de abril de 2011

"Igreja leva o homem ao contacto com Deus"



Inserido em 23-04-2011 23:49



Bento XVI falava durante a tradicional vigília pascal na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O Papa Bento XVI presidiu esta noite à tradicional vigília pascal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde falou da criação e da missão da Igreja de levar o homem até Deus.

“A Igreja não é uma associação qualquer que se ocupa das necessidades religiosas dos homens e cujo objectivo se limitaria precisamente ao de uma tal associação”, declarou o Papa.

“Não, a Igreja leva o homem ao contacto com Deus e, consequentemente, com o princípio de tudo. Por isso, Deus tem a ver connosco como Criador, e por isso possuímos uma responsabilidade pela criação”, sublinhou o Bispo de Roma.

O Papa afirmou nesta vigília pascal que o Homem não é um "produto casual da evolução" num universo em expansão, mas sim da "razão criadora, divina".

"Se o homem fosse apenas um tal produto casual da evolução num lugar marginal qualquer do universo, então a sua vida seria sem sentido ou mesmo um azar da natureza. Mas não! No início, está a Razão, a Razão criadora, divina. E, dado que é Razão, ela criou também a liberdade; e, uma vez que se pode fazer uso indevido da liberdade, existe também o que é contrário à criação. Por isso se estende, por assim dizer, uma densa linha escura através da estrutura do universo e através da natureza do homem. Mas, apesar desta contradição, a criação como tal permanece boa, a vida permanece boa, porque na sua origem está a Razão boa, o amor criador de Deus", referiu.

A vigília pascal começou no átrio da Basílica de São Pedro, com Bento XVI a acender uma vela como símbolo da ressurreição.

Depois deu-se a procissão rumo ao altar, por entre uma total escuridão e um silêncio no templo, que aos poucos foi iluminado pelas velas das milhares de pessoas que enchem a basílica.

Nenhum comentário: