sexta-feira, 25 de março de 2011

Governo Dilma Rousseff modifica programação das igrejas cristãs


Conselho Curador aprova programação religiosa plural na TV Brasil e emissoras de rádio

O Conselho Curador da EBC aprovou na última terça-feira, 22/3, resolução na qual veta programas de religiões específicas na grade de programação da TV Brasil e das emissoras de rádio da EBC.
De acordo com o texto aprovado, os atuais programas religiosos – dois católicos e um evangélico, no caso da TV Brasil – devem sair do ar em seis meses (setembro de 2011) e dar lugar a uma faixa de programação que busque apresentar as vivências religiosas existentes no Brasil de forma plural, permitindo que todas as religiões – inclusive as que atualmente possuem programas – possam se expressar por meio dos canais públicos de comunicação geridos pela empresa.
O debate sobre os programas religiosos teve início em junho de 2010, quando o Conselho Curador tomou conhecimento do grande número de manifestações enviadas à Ouvidoria da empresa reclamando da falta de pluralidade religiosa na TV Brasil. Desde então, o tema esteve em pauta em pelo menos quatro reuniões do órgão, que também realizou consulta pública sobre o tema no segundo semestre do ano passado.
No texto aprovado, o Conselho Curador reforça o caráter laico e republicano da EBC e aponta que os atuais programas religiosos da TV Brasil e das emissoras de rádio da empresa não correspondem ao caráter plural do fenômeno religioso em nosso país, constituindo injustificadas preferências a religiões particulares, “por mais importantes que sejam, e por maior respeito que mereçam”.
A resolução também enfatiza a importância do fenômeno religioso em nosso país, afirmando que as religiões devem continuar merecendo atenção da TV Brasil e das emissoras de rádio da EBC, a partir de um espaço onde todas as religiões, baseadas em critérios transparentes, sejam representadas e possam se manifestar.
Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador

Nenhum comentário: