segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Álcool dobra risco de aborto e causa doenças no bebê


Gestantes podem consumir bebidas alcoólicas?

As gestantes devem evitar completamente o consumo de álcool, pois durante a gestação o álcool atravessa a placenta da mãe e pode trazer inúmeros prejuízos ao bebê. O seu consumo está relacionado com deficiências mentais, retardo no crescimento e anormalidades comportamentais no bebê, tais como hiperatividade, déficits de atenção, de aprendizado e de memória.

Aborto espontâneo e trabalho de parto prematuro são algumas das complicações estimuladas pelo álcool na gravidez, mesmo em pequenas quantidades. Na verdade, o risco de aborto espontâneo praticamente dobra quando a gestante bebe álcool.

A mais grave das consequências relacionadas ao consumo de álcool durante a gestação é a Síndrome Fetal Alcoólica - SFA. A criança com SFA apresenta algumas anormalidades faciais e exibe déficit intelectual, além de problemas cognitivos e comportamentais. A Organização Mundial da Saúde estima que a cada ano 12 mil bebês, no mundo, nascem com a Síndrome Fetal do Álcool ou Síndrome do Alcoolismo Fetal.

Sabe-se, atualmente, que os riscos para o feto aumentam com o nível de consumo e a frequência de uso. Em decorrência disso, como prevenção, a melhor atitude para as gestantes é excluir o consumo de álcool do período gestacional. É preciso deixar de lado alguns conselhos e crendices populares, tais como “consumir cerveja preta para fortificar e aumentar a produção de leite para o bebê que vai chegar...”. Esta é uma atitude corretiva em benefício da gestante e do bebê.

A gestante deve ter uma alimentação saudável e equilibrada para cada etapa do período gestacional. A hidratação é fundamental, porém, não pode contar com as bebidas alcoólicas. Brindar em uma comemoração, só se for com coquetéis sem álcool. São saborosos, elegantes e não comprometem a futura mamãe e nem o se bebê.Este período tão especial requer escolhas saudáveis.

Texto revisado por Paulo Daher -27/10/2009
http://queroviverbem.com.br/materias.php?c=alcool&f=mais-votadas&p=1&e=118

Nenhum comentário: